Bolívia, Morales e recursos energéticos

(Feliz o povo que controla seu destino e seus recursos energéticos) Um trecho de notícia da BBC:

Receita de gás e petróleo cresce 60% no 1º ano de Morales

Um ano depois de assumir o governo e de ter anunciado a nacionalização do setor de hidrocarbonetos, o presidente boliviano Evo Morales pode comemorar o aumento de 60% na receita do governo com o setor.

O valor arrecadado pelo governo com royalties e impostos aumentou de US$ 630 milhões em 2005, o equivalente a 6,7% do PIB, para US$ 1,042 bilhão no ano passado, ou 10,1% do PIB do país.

O processo de aumento da receita do governo com o setor de hidrocarboneto se consolidou no ano passado, quando as dez empresas que atuam no país aceitaram, em outubro, renegociar seus contratos em bases mais favoráveis ao governo.

(...)

“A renegociação com as empresas foi muito bem sucedida”, diz o economista Mark Weisbrot, co-diretor do Centro para Pesquisa Política e Econômica, em Washington.

O governo tem mais recursos e já está aumentando os gastos com saúde e programas de combate à pobreza”, afirmou em entrevista à BBC Brasil. Embora os indicadores sociais ainda não estejam disponíveis, ele diz que já dá ver que os orçamentos desses programas aumentaram.

(...)

Será ótimo para o povo boliviano se os recursos forem aplicados de maneira correta e eficaz para desenvolver pessoas dando educação e saúde.

0 comentários: