Rede Globo, YouTube, Cicarelli e ridicularização mundial

No Jornal da Globo de 4 de janeiro estranhei o fato de os apresentadores falarem da possibilidade de o YouTUBE sair do ar no Brasil devido ao vídeo "Cicarelli - sexo na praia". Estranho porque eles não "gostam" de citar nomes; falam tudo vagamente: uma empresa de tal lugar, um canal de televisão etc. YouTUBE eles pronunciaram letra por letra. (Não sei se o mesmo aconteceu no Jornal Nacional). Mas uma reflexão do Paulo Henrique Amorim [1] diz tudo:

"É impressionante o entusiasmo da Globo com a possibilidade de a Justiça tirar o YouTube do ar, por causa da Daniela Cicarelli. (…) Desconfio que, se pudesse, a Globo tirava do ar o YouTube, o Google, o Yahoo, o Itunes, MySpace, MSN – só não tirava do ar a luz elétrica, porque poderia dificultar o acesso à Rede Globo de Televisão."

Não que a Globo não goste do YouTUBE, ou do Orkut etc, mas com certeza esses novos meios de comunicação representam, além de uma forte concorrência, uma ótima fonte direta de informação, sem intermediários, a que obviamente eles (e quaisquer outras mídias brasileiras) gostariam de ter acesso exclusivo. Outra frase interessante do Amorim [1] a respeito:

"Como é que a Globo exibiu imagens da execução de Saddam Hussein, feitas, como se sabe, com uma camereta de celular e divulgadas pelo Google. Não é uma incoerência?"

Enfim... assistir a TV aberta fica para quem quer. Afinal, existe TV a Cabo, YouTube, Google Vídeo... ainda existem até livros e jornais de papel!

Censura e conseqüências

Várias pessoas usam o YouTube para divulgar seus vídeos profissionais e pessoais, e outras para assistir-lhes. Foi negado, a milhões de brasileiros, o direito de acesso a essa "TV" democrática e mundial.

E existem, a cada dia, mais empresas investindo no YouTube: isso é uma oportunidade de negócio fantástica, com visibilidade em todo o mundo, que está sendo negada aos brasileiros.

Perguntar não ofende

  • Será que alguém (Cicarelli ou o advogado dela) é tão ingênuo de pensar que seria possível aniquilar totalmente o seu vídeo sexy, que pode migrar (como já migrou) para qualquer lugar da web??? (Acho que até Paris Hilton sabe a resposta) O YouTube é só a ponta... pontinha do iceberg.
  • Será que só eu acho que isso tudo é uma jogada publicitária?

Ridicularização mundial

O Brasil sempre se esforça para estar sempre junto da escória mundial. Corrupção, a segunda pior distribuição de renda, criminalidade, censura. Não é à toa que estamos sendo internacionalmente ridicularizados [2].

0 comentários: